os três "f"

04-09-2013 00:00

Quando passei a dedicar-me em exclusivo à tradução, três "f" deixaram de constar no meu dicionário: fins-de-semana, feriados e férias. Os meus dias passaram a ser definidos como "dias com prazos a cumprir" e "dias sem prazos a cumprir"!

 

Quando conciliava tradução com o trabalho por conta de outrém, já não costumava ter feriados, nem fins-de-semana, porque costumava aproveitar esses dias para dedicar mais tempo à tradução. Mas ainda tirava uns dias de férias, uma vez que tinha direito a subsídio e a alguns dias para esse efeito.

 

Não quero com isto dizer que nunca páro aos fins-de-semana e feriados, pelo contrário, sempre que possível aproveito-os para descansar e conviver com família e amigos, que também estão mais disponíveis nesses dias. No entanto, não deixo de programar trabalho só por ser fim-de-semana ou feriado.

Já o conceito de férias foi mesmo eliminado do meu dicionário de trabalhadora independente. Substituí esse conceito por "pausa", que se aproxima mais da minha realidade actual.