técnica pomodoro

22-10-2013 00:00

Nem sempre é fácil gerir o nosso tempo e distribuí-lo pelas várias tarefas que temos a cumprir. Trabalhar em casa já dificulta a gestão entre o trabalho e as tarefas domésticas, além disso, quando temos necessidade de estar constantemente ligados à net, é ainda mais difícil não nos "perdermos" ou desconcentrarmos.

Há tempos, no blog da Rita, descobri uma técnica preciosa para ajudar a gerir o tempo quando tenho várias tarefas para o mesmo dia ou quando estou com mais dificuldades de concentração:

É a Técnica Pomodoro e consiste em usar uma aplicação inspirada nos temporizadores de cozinha para controlar o tempo. O programa está dividido em blocos de 25 minutos com 5 minutos de intervalo. Ao fim de 4 blocos de 25 minutos, faz-se um intervalo maior (15 a 30 minutos). No entanto, é possível alterar a duração de cada bloco, ajustando às nossas necessidades.

Com o tempo dividido por blocos relativamente curtos de tempo, é mais fácil manter a concentração e programar o tempo que se dedica a cada tarefa, canalizando para o intervalo a consulta de emails, redes sociais ou outros sites, ou mesmo uma curta pausa longe do computador. Com esta ajuda, o trabalho rende mais e acabamos por ser mais produtivos.

 

Links:

site oficial > https://pomodorotechnique.com

temporizador > https://flowkeeper.sourceforge.net

para mais informação > busywomanstripycat.blogspot.pt/2012/08/a-tecnica-do-tomate-aka-tecnica-pomodoro.html